3 dicas simples para você se dar bem no trabalho

Aprenda agora 3 passos simples que te ajudarão a se destacar na sua empesa e ganhar a admiração dos seus colegas de trabalho.

1 — Observe!

Essa é a primeira e mais importante dica pra você se dar bem no trabalho. Nada é te dará mais recursos do que a constante e minuciosa observação. Observe tudo! Tudo mesmo. Mas não se exponha pra isso. Observe a tudo e todos, mas seja sempre sutil e mantenha a descrição. Afinal, ninguém gosta de gente bisbilhoteira e intrometida.

O intuito da observação aqui é para você se nutri de informações a respeito de todos que o cercam. Se atentar ao comportamento de cada um, como são e como agem e reagem a cada situação e quais são suas tendências e peculiaridades. É importante você traçar um perfil superficial de cada pessoa a sua volta. Isso irá facilitar sua interação com cada pessoa. Lembre-se que cada pessoa tem um comportamento em particular e é preciso saber lidar com cada um de uma forma diferente. Por isso quanto mais você observar mais saberá como agir e com se comportar diante de cada pessoa com quem trabalha.

2 — Ajude!

Nada te dará mais destaque numa equipe de trabalho do que a disposição em ajudar. Contribuir é sempre um bom artifício para ser bem-visto. Toda equipe precisa de pessoas dispostas a ajudar.

No entanto, é preciso ter cautela quanto a isso. Toda ajuda é sempre bem-vinda, mas tenha cuidado para não acabar se tornando “burro de carga”. É preciso aprender também a dizer alguns “nãos”. Isso fará com que te respeitem. Mas seja pudente e gentil na hora de dizer um “não”.

3 — Contribua!

O mundo precisa de novas ideias e sua empresa não é diferente. Novas ideias são sempre bem-vindas e principalmente se forem criativas. Toda empresa presa por aqueles que oferecem soluções, até porque o que não faltam nas empresas são pessoas para trazer problemas. Portanto, se você quer ter um grande destaque, ofereça boas soluções para os problemas cotidianos e se quiser ganhar um destaque ainda maior, encontre soluções para problemas futuros.

Oferecer boas soluções para empresa será uma ação vista sempre com bons olhos. Mas aqui também há uma ressalva. Cuidado para não virar o centro das atenções. Mesmo que você seja a pessoa mais esperta ou a mais inteligente, mantenha o ego controlado. Deixe que os colegas apresentem outras propostas e mesmo que você não acredite que sejam melhores que as suas, os encoraje. Se for possível ofereça algumas melhorias. Participar das ideias dos colegas também é uma ótima estratégia para ser bem-visto.

Quando você ganha muita evidência dentro de uma empresa, passa também a ser alvo daqueles que se sentem ameaçados. Então aprenda a controlar seu ego e use o seu talento também para conquistar a admiração dos demais.

 

Não seja egoísta, compartilhe!

Deixe uma resposta